Falsa Gravidez em Pastores Alemães: o que você precisa saber

Você já ouviu falar de gravidez falsa em pastores alemães? É provável que o seu animal de estimação não tratado apareça sinais de gravidez, mesmo que não esteja grávida. Embora essa condição seja amplamente inofensiva, ela pode causar alterações temporárias no corpo e no comportamento do pastor alemão.

A gravidez falsa às vezes é chamada de “pseudo-gravidez” ou “gravidez fantasma”. É caracterizada por mudanças físicas e psicológicas em uma mulher que a fazem sentir e parecer estar grávida. No entanto, não há fertilização dos óvulos e ela passa sem nenhuma gravidez real.

Falsa gravidez em pastores alemães: os sinais

Um pastor alemão exibe os seguintes sinais se estiver tendo uma gravidez falsa:

  • Alargamento da barriga
  • Aumento do tamanho dos seios já inchados
  • Seios em lactação
  • Perda de apetite
  • Aninhando ou cavando em espaços escuros e silenciosos
  • Afeto e proteção em relação a qualquer brinquedo ou objeto
  • Enfermagem e proteção de objetos inanimados
  • Agressão materna
  • Ansiedade

Falsa gravidez em pastores alemães: Por que os sinais aparecem ?

Alterações hormonais acontecem no corpo do seu pastor alemão quando ele passa por seu ciclo de calor. Durante os três primeiros estágios – próestro, estro e diestro – o cão experimenta calor ativo marcado por mudanças no corpo e no comportamento. Essas alterações são vistas pela primeira vez durante o estágio proestro e, no estágio estro, a vulva e os seios ficam inchados. Seu pastor alemão só pode engravidar se acasalar durante o estágio estral, que geralmente dura de 5 a 9 dias.

Esse “estágio fértil” é seguido pelo “estágio de manutenção da gravidez”, que é o diestro. Anestrus é o último estágio do ciclo de calor.

Às vezes, o corpo acredita que ficou grávida durante o estágio estral. Isso causa alterações físicas e comportamentais semelhantes à presença do embrião no útero – mesmo se não houver gravidez real.

Falsa gravidez em pastores alemães: como acontece ?

Você provavelmente está se perguntando por que e como a gravidez falsa ocorre em cães. O ovário contém folículos, que são sacos cheios de ovos líquidos e imaturos. Quando esses óvulos amadurecem, os folículos os liberam e param de produzir estrogênio.

Após a liberação dos óvulos, uma parte chamada corpo lúteo permanece dentro do folículo. À medida que o estágio do diestro se instala, o corpo lúteo começa a produzir altos níveis de progesterona, o hormônio que ajuda a preparar seu pastor alemão para a gravidez. Esse hormônio também auxilia na manutenção da gravidez, apoiando o desenvolvimento do embrião. Seu pastor alemão fica “hormonalmente grávida” nesse estágio, independentemente de seus óvulos serem fertilizados ou não.

Quando o seu pastor alemão fica grávida, outros hormônios assumem o controle e mantêm o corpo lúteo intacto durante toda a gravidez. O corpo lúteo murcha rapidamente após o nascimento dos filhotes. No entanto, quando há uma gravidez falsa nos pastores alemães, o corpo permanece intacto antes de desaparecer lentamente em 60 a 70 dias. Sem outros hormônios para controlar, o corpo acredita que está grávida até o corpo lúteo finalmente desaparecer.

Diagnóstico de falsa gravidez em pastores alemães

Se o seu pastor alemão está mostrando sinais de gravidez, apesar de não acasalar, você precisa consultar o seu veterinário para confirmar sua condição. O veterinário pode verificar os sinais clínicos que seu animal está exibindo e perguntar sobre quaisquer alterações no comportamento dela.

A lista de testes comuns feitos para determinar se o seu pastor alemão está grávida pode incluir:

  • exames de sangue
  • exames de radiografia (raios X)
  • ultrassons

Tratamento da falsa gravidez

A gravidez falsa em pastores alemães geralmente se resolve sozinha. Mas se você estiver incomodado com os sinais físicos e comportamentais que seu cão está mostrando, converse com o veterinário sobre como você pode aliviar esses sintomas.

Se um episódio de falsa gravidez levar muito tempo para terminar, a intervenção veterinária deve ser considerada. A administração de bromocriptina e a diminuição da ingestão de alimentos e água minimizam a lactação. Diuréticos e sedativos leves também podem acelerar a recuperação do cão afetado.

Se o seu pastor alemão sofreu várias gestações falsas, é altamente recomendável a castração para evitar a recorrência no futuro. Você também pode levá-la a passear para mantê-la preocupada e diminuir suas preocupações com seus “filhotes”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *