Seu pastor alemão sofre de diarréia? A diarreia em cães pode ser causada por diferentes fatores. Pode ser causada pela ingestão de materiais estranhos, infecções virais ou bacterianas ou doenças graves.
Pastores alemães e outros cães com diarréia podem apresentar outros sinais, como esforço para defecar, aliviar com mais frequência, “acidentes”, dor de barriga e cólicas.
Normalmente, o cólon de um cão funciona para remover o excesso de água no material digerido e ajuda a torná-lo um banco firme e bem formado. Quando algo irrita o sistema digestivo do cão, o cólon traz água para ele, o que leva à liquefação e ao amolecimento das fezes do cachorro.
Classificação de diarréia
Os dois tipos de diarréia são a diarréia aguda e a diarréia persistente. A diarréia aguda acontece quando o pastor alemão captura bactérias e vírus que podem ou não ser mortais, ou ingeriu algo que “não concorda” com o estômago. Por outro lado, a diarréia persistente é causada por doenças graves, como a doença de Crohn, Síndrome do Cólon Irritável (SII) e muito mais.
Causas da diarréia
De um simples mal-estar estomacal a doenças mortais, existem diferentes razões pelas quais seu pastor alemão pode sofrer de diarréia. Aqui está uma lista de possíveis razões pelas quais um cão pode ter diarréia:
- Consumo de comida estragada, lixo ou objetos não comestíveis,
- Doenças auto-imunes ou sistêmicas,
- Mudança súbita da dieta,
- Doença de Addison,
- Barriga sensível,
- Doença pancreática,
- Problemas renais ou hepáticos,
- Parasitas
- Obstrução no intestino,
- Infecções virais ou doenças como Parvovírus, Cinomose Canina e mais,
- Infecções bacterianas ou doenças como a Ehlichiose e mais,
- Infecção por fungos,
- Envenenamento,
- E muito mais.
A diarréia em cães é considerada uma emergência?
Seu pastor alemão pode ter diarréia devido a estresse ou mudança na dieta de vez em quando. Mas, como a diarréia pode ser um sinal de algumas doenças mortais, é melhor ficar de olho no cão e verificar a textura e a aparência de suas fezes.
A diarreia é considerada uma emergência, quando exibe os seguintes sinais:
- Banquinho molhado e sangrento ou preto,
- Fezes cheirando mal (como um rato morto),
- Vômito,
- Barriga inchada,
- Letargia,
- Depressão,
- Diarreia que persiste por mais de 30 horas,
- Presença de vermes nas fezes,
- Corrimento verde dos olhos, nariz ou genitais,
O que fazer se o seu pastor alemão parece bem, exceto pela diarréia?
Se o seu pastor alemão não está mostrando nenhum sinal sério e preocupante, ele pode estar sofrendo apenas um simples desconforto estomacal. Ainda assim, é muito importante ficar de olho nele. Você também pode seguir este protocolo de primeiros socorros para cães com diarréia.
- Não dê comida ao pastor alemão por 12 a 24 horas.
- Ofereça-lhe água para mantê-lo hidratado. Não dê muito a ele.
Quando seu pastor alemão terminar o jejum, você pode continuar a alimentá-lo com comida de cachorro enlatada ou comida de cachorro de recuperação. Dando-lhe abóbora e caldo de galinha deve ajudar a aliviar sua dor de estômago também. Dê ao seu pastor alemão qualquer uma dessas dietas duas vezes ao dia por 1 a 2 dias após o período de jejum.
Após este regime de alimentação, o seu pastor alemão pode agora voltar à sua dieta normal. Mas se a diarréia persistir, é melhor que seu pastor alemão seja examinado por um veterinário.